top of page

EXPERIMENTANDO PELOS BORDOS

 

Paulo Sergio Duarte

O mundo está estranho, não está? Ou sou eu que ando vendo as coisas tortas quando elas estão direitas? Será que sempre foi assim e eu que não notava? A começar pela arte, mundo ao qual me entreguei há mais de cinquenta anos para apreciá-lo e sobretudo conhecê-lo. Aquilo sobre o qual Guy Debord nos advertia desde 1967, sobre o surgimento da sociedade do espetáculo, se efetivou. Trata-se de um triunfo, até a tentativa de um golpe de estado assume a forma do espetáculo. De repente, descubro que estou assistindo aos desfiles das escolas de samba. E o mundo da arte não escapa, está sintonizado com a grandiloquência, a monumentalidade, a espetacularização.

Entretanto, há artistas que se distanciam desse universo dominante, Teresa Sá, ou se vocês quiserem, Tetê Sá, é uma delas. Isso não é pouco porque nos força a reeducar nosso olhar para longe dessas coisas estranhas que inundaram o mundo da arte. Comecemos pela escala: é ela que nos dá a medida da relação entre nosso corpo e o objeto de arte. Não são reduções para tornar o trabalho mais acessível ao mercado. Há poucos dias, numa feira, uma visitante quebrou, por acidente, um cachorrinho do Jeff Koons. Tratava-se de uma miniatura daquelas esculturas monumentais de Jeff Koons. Nesse caso a redução do tamanho não obedece a um apelo estético, mas uma acomodação mercadológica, trata-se de se ter um Jeff Koons numa prateleira em casa a um preço “mais acessível”: US$ 45,000.00.

 

Até o momento, a escala das obras de Tetê Sá nos permite a apreensão num simples giro, estando eles na horizontal ou na vertical. Essas dimensões vão bem na contramão da espetacularização.

Observe-se os materiais e sobretudo o inteligente uso que deles faz a artista. Os elementos rígidos, metálicos, servem de sustentação aos fios flexíveis. Esses “pilares” da construção dos desenhos que serão traçados pelas linhas variam e às vezes, arcaicos, nos surpreendem como o bico de pena de uma antiga caneta tinteiro. Mas as linhas também vão ser condutoras de invenções. Observem a quantas variações são submetidas como se estivessem escrevendo diferentes partituras, algumas suaves, tranquilas, outras plenas de ruídos. Existem ainda aquelas que nos deixam na dúvida como Hiato. Será uma mesma linha que atravessa o verso papel e reaparece em outros pontos? Se não olharmos o verso nunca saberemos.

Não posso me estender muito para não os cansar, mas é impossível encerrar sem falar em Quase água. Duas levezas estão materializadas diante de nossos olhos e se ligam carinhosamente no vértice do fio azul.

 

Por último, não se esqueçam: o papel aqui não é suporte, mas protagonista das obras.

Rio de Janeiro, fevereiro 2023

EXPERIMENTING AT THE BOUNDARIES

 

Paulo Sergio Duarte

 

The world is weird isn’t it?). Or am I the one who sees things in a crooked way when they are straight? Has it always been like this and I didn't notice? Starting with art, a world that I dedicated myself to more than fifty years ago to appreciate and, above all, to get to know it. What Guy Debord warned us about since 1967, about the emergence of the society of the spectacle, came true. It is a triumph, even the attempted coup d'état takes the form of a spectacle. Suddenly, I discover that I am watching the samba school parades. And the world of art does not escape (does not escape this approach), it is in sync with a high-flown style, monumentality, spectacularization.  

 

However, there are artists who distance themselves from this dominant universe, Teresa Sá, or if you want (,if you prefer,), Tetê Sá, is one of them. This is not small because it forces us to re-educate our gaze away from these strange things that have flooded the art world. Let's start with the scale: it is what gives us the measure of the relationship between our body and the art object. These are not reductions to make the work more accessible to the market. A few days ago, at an art fair, a visitor accidentally broke a Jeff Koons puppy. It was a miniature of those monumental sculptures by Jeff Koons. In this case, the size reduction is not an aesthetic appeal, but a marketing accommodation, it is about having a Jeff Koons on a shelf at home at a “more accessible” price: US$45,000.

 

So far, the scale of Tetê Sá's works allows us to understand them in a simple turn, whether they are horizontal or vertical. These dimensions go well against spectacularization.

 

Observe the materials and above all the intelligent use the artist makes of them. The rigid, metallic elements serve as support for the flexible wires. These “pillars” of the construction of the drawings that will be traced by the lines vary and are sometimes archaic, surprising us like the quill nib of an old fountain pen. But the lines will also be conduits for inventions. Notice how many variations they are subjected to as if they were writing different scores, some soft, calm, others full of noise. There are still those that leave us in doubt, like a gap. Is it the same line that crosses the back of the paper and reappears at other points? If we don't look at the back we will never know.

 

I can't go on too long not to tire you, but it's impossible to end without mentioning Quase água (Almost Water). Two delicate elements are materialized before our eyes and are affectionately linked at the vertex of the blue thread.

 

Finally, don't forget: paper here is not the support, but the protagonist of the works.

 

Rio de Janeiro, February 2023.

bottom of page